Menu fechado

Por que o tratamento para escoliose precisa de disciplina?

tratamento para escoliose precisa de disciplina
74 / 100 SEO Score

Por que o tratamento para escoliose precisa de disciplina?

Porque o tratamento para escoliose é prolongado, podendo durar anos e dependendo de alguns casos acompanha a vida toda.

Realizar diariamente por um longo período a série de Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose, os PSSE, pode ser uma tarefa desafiadora.

É aí que a disciplina, a conscientização e o esforço entram em cena e assumem um papel fundamental para a obtenção dos resultados pretendidos no tratamento da escoliose.

Pela nossa larga experiência de muitos anos acompanhando pessoas com escoliose, constatamos que a persistência e a disciplina são essenciais.

A auto correção 3D é uma ação específica  que faz parte de todas as abordagens, métodos e técnicas que possuem alguma evidência cientifica de sua eficácia no tratamento para escoliose e é definida como a busca do melhor alinhamento possível que o paciente pode alcançar por si só nos três planos espaço.

Auto correção 3D

A autocorreção tridimensional é considerada um dos elemento chave para a organização e planejamento do tratamento conservador.
 
É necessário que seja tridimensional porque a escoliose causa alteração na coluna vertebral nos 3 planos: frontal (olhando de frente percebemos um deslocamento lateral e formação de curvas), sagital, (visão de perfil e altera as curvas normais da coluna, geralmente diminuindo-as)  e horizontal (visto de cima, causa rotação dos corpos vertebrais).
 
Importante também salientar aqui que o objetivo da correção automática , inconsciente, em 3D presente nos PSSEs é obter uma resposta automática para a obtenção de uma posição mais correta, a fim de estimular a manutenção de uma boa posição tridimensional corrigida durante as atividades da vida cotidiana.
 
Isso só é possível com a repetição por se tratar de um fenômeno neuro motor. Vai bem além do que conhecemos por treinamento muscular de força por exemplo.
 
Estamos falando de uma atividade extremamente específica e individualizada que ao ser repetida diariamente cria um novo engrama motor que em palavras simples significa que o corpo estará em uma nova posição (a melhor possível para cada paciente) e padrão de movimento a partir desse treino.  
Você já sabe que histórias de pessoas que conseguiram o que queriam na vida, em diferentes áreas, envolvem perseverança, força de vontade e muitas horas de verdadeira dedicação não é?

Essa imagem dos pés da bailarina revela o esforço despendido nas intermináveis horas necessárias de ensaio para obter o resultado desejado por ela que é encantar a todos ao vê-la dançando.

E isso só se torna possível porque os movimentos mais básicos estão sob controle e a bailarina os tem assimilados devido às muitas repetições executadas rotineiramente, permitindo assim utilizá-los nos gestos mais complexos das coreografias.

Com o tratamento para escoliose isso também ocorre, ou seja, é necessária essa dedicação à repetição da auto correção em 3D para que esta seja assimilada, criando assim um novo hábito, modificando o padrão de posicionamento e movimento do corpo nas atividades do dia a dia.

Daí a importância da execução diária dos PSSE (os únicos que até o momento apresentam evidência científica de sua eficácia no tratamento para escoliose – os principais Método Schroth e Abordagem SEAS)

Os PSSEs fazem parte da recomendação das Diretrizes de Tratamento da Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose – SOSORT e diferem bastante de métodos e técnicas comumente indicadas e empregadas aqui no nosso país.

O melhor disso tudo é que nessa fase de confinamento exigida pelo Covid 19, nossos pacientes estão realizando a sua série de forma autônoma em casa e com isso mantendo o seu tratamento, sem interrupção; esta modalidade de tratamento já faz parte do seu cotidiano.

Assim quando passarmos por esse momento de isolamento social nossos pacientes estarão em um novo patamar rumo ao resultado pretendido.

“… E quando você faz esse esforço todos os dias, é aí que a transformação acontece. É assim que a mudança ocorre.”

Ficou claro porquê o tratamento para escoliose precisa de disciplina?

Patricia Italo Mentges

Fisioterapeuta especializada

Publicado em:Conscientização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique e poderemos responder às suas questões no  horário comercial atravez de nosso chat via WhatsApp ou  envie um email a atendimento@projetoescoliose.org

× Como posso te ajudar?