Qual o melhor tratamento para escoliose?

74 / 100 SEO Score

O melhor tratamento para escoliose é aquele oferecido por profissionais especializados com formações específicas reconhecidas pela SOSORT e que seguem as diretrizes desta organização.

Da mesma forma como é feito nos grandes centros de tratamento para escoliose ao redor do mundo durante o ano recebemos pacientes que estão começando o tratamento, que já estão em tratamento e pacientes em processo de alta.

2019 não foi diferente!

No finalzinho do ano recebemos 3 lindas meninas em diferentes estágios de seu tratamento.

  • Uma veio para controle e verificação da estabilidade da sua escoliose, sim estabilidade de sua escoliose. É largamente difundido por profissionais não atualizados que a escoliose continua a progredir. Ou se não fizer a cirurgia na adolescência a escoliose vai se agravar.

Essa paciente já está há 1 ano e meio de alta e na sua avaliação não encontramos nenhuma alteração desde então.

Este é um dos propósitos do tratamento não cirúrgico da escoliose.

  • A outra está em acompanhamento para alta no seu tratamento, seguindo as recomendações da Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose, SOSORT, dando destaque a atividade física quando já não está mais usando o colete.
  • A terceira menina acabou de retirar o colete, respeitando um período protocolar de desmame.

Isso é possível quando a gente segue regras claras de tratamento, os Guidelines . O tratamento da escoliose não é um tratamento aleatório, onde eu como profissional estabelece as bases da minha cabeça.

Quero insistir e destacar que tratamento para escoliose não é uma ação aleatória, não é aplicar cinesioterapia geral, massoterapia ou simplesmente inventar e encaixar qualquer exercício.

Temos que entender aqui que as atividades de tratamento não cirúrgico para escoliose foram especificamente criadas para este fim.

Aqui vale também destacar que depois de tantos anos se metodizaram as práticas de tratamento, ou seja, se tornaram métodos.

Então não podemos acreditar que juntar partes de métodos de um, de outro e juntar com outro pode funcionar no tratamento da escoliose, pois não há nada na ciência que avalie ser feito dessa forma.

Também não podemos dizer que tratar a escoliose com evidência científica seja aplicar apenas os exercícios dos métodos. Na realidade quem tem a evidência científica é cada um dos métodos (que ultrapassam em muito a mera execução de exercícios), cada método tem a sua evidência. Não podemos juntar tudo em um balaio e afirmar que existe evidência.

Então tratamos a escoliose com métodos que tem evidência; não podemos alegar que tratamos a escoliose com base na evidência se não aplicamos os métodos.

Afinal qual o melhor tratamento para escoliose?

Bem, voltando ao motivo da nossa postagem, só enxergamos o sucesso no tratamento não cirúrgico da escoliose quando :

1- observamos a não progressão da escoliose.

2- usamos métodos comprovadamente eficientes, ou seja, com evidência

3- alcançamos um objetivo secundário que é a melhora estética

4- o paciente tem plena consciência de sua condição e aceitação da mesma.

É válido salientar que o objetivo do tratamento da escoliose não é tratar as curvas mas sim cuidar de um paciente com escoliose.

Esses são alguns casos . Temos dezenas de outros similares.

Não vemos a hora de completarmos o quadro com mais uma/um vencedora/vencedor!

Que o ano que se inicia seja repleto de casos de sucesso, porque o sucesso de nossos pacientes é a nossa realização!

O Instituto de Escoliose pela sua larga trajetória de sucesso oferece o melhor tratamento para escoliose!

Dra. Patricia Italo Mentges

Co fundadora Instituto de Escoliose e Projeto Escoliose Brasil