Menu fechado

Escoliose – Quem somos, os profissionais

A Escoliose deve ser abordada de forma séria e responsável

Somos espcializados no tratamento da escoliose.

Todo projeto desta natureza se inicia por um elemento muito importante e componente principal, o sacrifício. A partir de uma ideia e a vontade de ajudar, germina a semente do Projeto Escoliose. Três profissionais se uniram para transformar um sonho em realidade: ajudar aos que não tem amparo no seu sofrimento com a escoliose.

Especializados no tratamento da escoliose

Nossa missão

Em Abril de 2011 a Dra. Patricia Italo Mentges foi a fisioterapeuta pioneira no Brasil a obter a 1ª Certificação Oficial em uma das 7 escolas de tratamento reconhecidas pela SOSORT, a Abordagem SEAS.

Em Fevereiro de 2012 surgiu o Projeto Escoliose Brasil com o objetivo de oferecer tratamento conservador de qualidade baseado nas evidências científicas atuais seguindo as Diretrizes da Society On Scoliosis Orthopaedic Rehabilitation and Treatment - SOSORT e atuar na conscientização sobre a escoliose através de divulgação de informação atualizada em conformidade com os parâmetros internacionais das Diretrizes de tratamento conservador (não cirúrgico) da escoliose recomendados pela SOSORT.

O Projeto Escoliose Brasil conta, desde o seu surgimento, com um site, páginas no facebook e Instagram (redes sociais).

Desde sua implantação já foram atendidos mais de 500 pacientes com EIA, realizados dezenas de eventos com o intuito de divulgação científica, ministradas Palestras e Workshops sobre a EIA em vários estados do Brasil, além da participação em programas de rádio e TV e entrevistas em meio eletrônico. 

A partir de 2017 transformou-se em Instituto Projeto Escoliose Brasil que tem como missão:

a) oferecer tratamento conservador de qualidade baseado nas evidências científicas atuais e seguindo as diretrizes da Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose - SOSORT;

b) atuar na conscientização da escoliose através de várias ações desde a organização de eventos até o desenvolvimento e ou distribuição de material educativo; e

c) oferecer formação em nível de aperfeiçoamento profissional, seguindo as orientações da SOSORT.

Nesse mesmo ano de 2017, realizou pela primeira vez no país a Formação na Abordagem SEAS - Scientific Exercises Approach to Scoliosis e em 2018 a formação no Método Schroth - ISST. 

Estas duas escolas de tratamento são recomendadas pela SOSORT por apresentarem evidências científicas de sua eficiência no tratamento da Escoliose Idiopática do Adolescente - EIA.

Em Abril de 2019 Dra. Patricia Italo Mentges participou como convidada do 1st International Conference on Scoliosis Management em Istambul na Turquia. Nesta oportunidade foi ministrada a Palestra - The Aetiology of Idiopathic Scoliosis: Biomechanical Factors e um Workshop - Patient Assessment.

Dra. Patricia Italo Mentges

Fisioterapeuta e co fundadora do Projeto Escoliose Brasil

Formada em Educação Física em 1982 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Formada em Fisioterapia em 1996 pela UNESA

Tornou-se uma profissional habilitada, devidamente qualificada e certificada nesta área, com formação na Itália, em um dos centros de maior renome no assunto, o ISICO, atualmente o maior gerador de estudos e com publicações reconhecidas no meio científico em todo o mundo, primeira profissional certificada ISICO SEAS (SAA)  de Exercícios  Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose no Brasil com formação completa em 2012.

- Tem formação certificada oficial Schroth ISST.

– Membro associado da SOSORT – Sociedade  Científica Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose.

– Foi professora universitária durante mais de 10 anos.  Criou e implantou a disciplina de Anatomia Palpatória em universidade, no Rio de Janeiro.

– Tem formação de RPG, Reeducação Postural Global original, Souchard, a mais de 20 anos.

– Tem formação em ATM – Articulação Temporo-Mandibular – Rocabado.

– Curso de Escoliose com Marcel Bienfait .

– Posturologia – Bricot.

– Formada em nível de especialista em Exercícios Terapêuticos pelo NASM, National Academy of Sport Medicine, California – USA.

sosort instituto de escoliose dra patricia italo mentges

O Instituto de Escoliose é Membro da SOSORT

SOCIEDADE CIENTÍFICA INTERNACIONAL DE TRATAMENTO

ORTOPÉDICO E REABILITAÇÃO DA ESCOLIOSE