Menu fechado

Curso método Schroth ISST Certificado oficial Partes 1 e 2

Objetivos e descrição

Tarefa de casa

Tarefa de estudo

Créditos de Educação Contínua

ÉTICA E PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

 

Curso método Schroth ISST Certificado oficial Partes 1 e 2

Objetivos e descrição

Tarefa de casa

Tarefa de estudo

Créditos de Educação Contínua

ÉTICA E PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

 

3. ISST - Programa do Cursos método Schroth ISST - Curso de certificação oficial

O curso completo inclui duas partes cinco dias cada com um total de 77 horas (CEU).

De 3-6 meses entre as sessões de treinamento intensivo de cinco dias (parte 1 e parte 2), o terapeuta tem que implementar e praticar os elementos aprendidos completamente em sua rotina diária.
O instrutor atribui aos participantes tarefas necessárias para participar da próxima parte.

Uma exceção é o curso de dez dias que combina a Parte I e a Parte II devido às condições de treinamento em instalações específicas.

A intenção é realizar um mergulho profundo e intenso na experiência prática.

Os preços dos cursos variam em função do número de participantes e das condições locais.

3.1 ISST - Parte 1 e ISST Parte 2

3.1.1  Objetivos e Descrição da Part 1

No primeiro curso é apresentada uma visão geral sobre teoria e partes práticas da abordagem combinada com informações gerais sobre escoliose.

Os alunos aprenderão a reconhecer as características da escoliose, avaliar a escoliose, categorizar os pacientes e começar a desenvolver o pensamento em “Body Blocks” (“Blocos do Corpo”) e as correções necessárias nos planos do corpo em torno de eixos biomecânicos. A respiração corretiva fornece um elemento essencial para o uso de forças intrínsecas para melhorar atividades funcionais e mobilidade nas concavidades do tronco deformado e alterado.

O posicionamento com ferramentas simples é parte crucial no processo de aprendizagem de um entendimento simples a um mais complexo e também é o primeiro passo na adaptação dos elementos ISST à rotina do processo de terapia. 

Os participantes aprendem as correções básicas, incluindo correções pélvicas com tensão básica e tração assistiva do ombro. As técnicas manuais serão utilizadas para o ensino proprioceptivo e para melhorar a capacidade funcional dos pacientes.

Os exercícios  básicos de estabilização nas  3 dimensões em posicionamento estável ajudam a restaurar o alinhamento fisiológico. Importante é adaptar e internalizar as instruções dos exercícios típicos para alcançar um estado automatizado no processo de aprendizagem.

No final da parte I, se realiza um exame escrito.

Tarefa de casa / tarefa de estudo

Entre a parte I e a parte II, os participantes devem preparar uma documentação de 2 relatos de casos de 2 pacientes diferentes.

A documentação inclui o protocolo de exame, diagrama de posicionamento, fotos dos pacientes em posição de pé (de frente-de costas-de perfil e teste de Adams ), com correções básicas na posição deitada e sentada e no plano da terapia: 3 exercícios, 1 exercício de respiração, 2 técnicas de mobilização, 2 exercícios domiciliares.

Na parte II, esses documentos serão um pré-requisito para o processo de certificação.

Alguns dos relatórios de casos deverão ser apresentados e discutidos.

Tarefa de estudo

Os alunos têm que ler as Diretrizes da Sosort de 2011 para o tratamento da escoliose.  O Scoliosis Journal ou Scoliosis and Spinal Disorders é um jornal de acesso aberto: www.scoliosisjournal.com

O objetivo para a tarefa de casa e estudo é trabalhar independentemente com as ferramentas de avaliação do exame e praticar a avaliação, preparação  e documentação da terapia específica para escoliose.

A apresentação do caso na segunda parte descreve maneiras de implantar o programa na rotina diária e pode-se discutir as perspectivas, mas também as limitações da abordagem.

Estudar as Diretrizes da SOSORT 2011 ajuda a compreender a gama de diferentes elementos da terapia conservadora menos ou mais intensiva (observação regular, terapia pró-ativa baseada em exercícios, colete de meio período / tempo integral, intervenção cirúrgica) com relação à avaliação do risco de progressão. É importante entrar em contato com o Scoliosis Journal para  encontrar informações mais atuais e em desenvolvimento no campo da escoliose.

3.1.2 Curso Método Schroth Básico ISST - Parte 2

Objetivos e Descrição

A Parte II do Curso Método Schroth se aprofunda no processo educacional do método ISST-Schroth. Os aspectos teóricos serão revisados e refinados. Classificações adicionais como King, Lenke e Rigo serão discutidas. Os princípios mais importante sobre o colete serão apresentados.

A Parte II completa o processo terapêutico padronizado do exame físico ao plano de terapia individual, que consiste em exercícios, ensino postural e técnicas manuais auxiliares mais específicas. Os exercícios básicos podem ser utilizados com variações mais funcionais e desafiadoras para adaptar o programa de terapia ao desenvolvimento da capacidade de exercício dos pacientes.

A relação entre Escoliose e Laterolistese será introduzida.  Aqui, o terapeuta aprende mais sobre escoliose em pacientes adultos e idosos. Escoliose e dor se tornam o principal aspecto para este grupo de pacientes e ambas as entidades devem ser incluídas, porém separadas, no programa de terapia.

Nas partes práticas, os participantes trabalham independentes supervisionados pelo instrutor e têm a oportunidade de discutir problemas dentro da equipe terapêutica.

Para entender mais sobre o tratamento cirúrgico, uma breve visão geral da história e as técnicas típicas seriam abordadas.

3.2 Ética e processo de certificação

A certificação autoriza para tratamento ISST de acordo com o conceito de Katharina Schroth, mas não autoriza a ensinar a outros profissionais o método. Em caso de descumprimento, a certificação e o status de terapeuta ISST serão retirados.

É necessário ser aprovado em um exame escrito e prático após os cursos básicos,  Parte I e  Parte II, para obter a certificação ISST de Terapeuta ISST Schroth Básico.

Créditos de Educação Contínua (CEC)

Para manter o certificado válido, o Terapeuta ISST-Schroth deve participar dos cursos de atualização do ISST dentro de 3 anos após a última renovação. Os cursos de atualização foram organizados pelos instrutores regionais ou pelo instrutor sênior. Os participantes podem escolher livremente cursos de atualização aprovados pelo instituto de treinamento S-C-S em diferentes regiões.

Interessado nos cursos de Instituto de Escoliose?

ENVIE-NOS O  FORMULÁRIO  E FIQUE ATUALIZADO SOBRE OS CURSOS E DATAS