Menu fechado

7 dicas de uso do colete no verão

7 dicas para uso do colete no verão

 

7 dicas de uso do colete no verão

O verão chegou e com ele muito calor!

Muitos adolescentes com escoliose precisam utilizar colete ortopédico como parte do tratamento.

Para isso aqui estão 7 dicas importantes para enfrentar a estação do sol e das temperaturas elevadas para quem usa colete e assim aproveitar o melhor do verão.

Veja as 7 dicas de uso do colete no verão:

1 – Se alimentar de forma mais leve e saudável

2 – Se hidratar adequadamente. Segundo o Ministério da Saúde, no  blog.saúde.gov.br há a indicação de se consumir  cerca de 2 litros de agua diáriamente. Água de coco, sucos naturais e chás gelados são opções saudáveis, que podem ser consumidas diariamente, além da água. Já as bebidas açucaradas e industrializadas, como refrigerante e suco artificial, devem ser evitadas, pois a quantidade de açúcar presente nestes produtos faz com que o organismo perca ainda mais líquido.

3 – Durante passeios das férias procurar por lugares à sombra

4 – Nunca deixar seu colete no carro pois, ele pode se deformar ou até quebrar! Atualmente os coletes são confeccionados em materiais termoplásticos como  proplipropileno, polietileno ou copolimeros. Na sua confecção placas de plásticos são submetidas a certa temperatura para posteriormente serem moldadas criando assim o colete.

Submeter estes materiais novamente a ambientes de alta temperatura como em um carro fechado no calor, provavelmente provocará o mesmo efeito do forno de quando foi  fabricado, assim poderá ser alterada a forma correta do colete. Usar uma órtese que não mais atende à sua forma original, poderá prejudicar o tratamento pois não atenderia mais ao seu propósito  inicial.

5 – Manter seu colete higienizado corretamente,

  • Limpar o seu colete todos os dias à mão com sabão neutro e água, e deixe secar ao ar completamente.
  • Uma vez por semana, limpe seu colete com álcool 70%.
  • As partes macias devem ser limpas com álcool para que possa secar muito bem.

6 – Se ocorrer irritação da pele não use qualquer tipo de hidratante. 

  • Em primeiro lugar, evitar a utilização de cremes, loções ou outros pós sob o colete porque tendem a suavizar a pele, o que pode levar a sua ruptura, em vez de deixá-la mais resistente.
  • Aplicar álcool (70º) com as mãos na pele, na regiões que sofrem a pressão do colete. O álcool combinado com o atrito das mãos ajudará a endurecer sua pele.

7 – Utilizar uma blusa leve entre o corpo e o colete e trocá-la quantas vezes precisar

  • Sempre use uma camiseta 100% algodão sem costuras laterais sob sua órtese para ajudar a prevenir a irritação e hematomas que as emendas podem causar. (O ideal são as camisetas sem costura lateral)

Problemas na pele podem exigir a interrupção do uso do colete, o que atrapalha o seu uso contínuo, interferindo no resultado do tratamento da escoliose.

Muitas vezes ao permanecer com o tecido úmido pelo suor em contato com a pele esta umidade facilita a produção de fungos que se desenvolvem rapidamente por estarem num ambiente ideal: calor e umidade. As áreas de maior contato do colete, provavelmente por serem áreas de correção de curva, estão muito mais suscetíveis. O não cuidado adequado tanto da higiene do colete quanto da própria pele pode promover ferida (úlcera) que para ser curada precisará da interrupção do uso do colete.

Você está precisando de mais informações sobre o uso do seu colete para escoliose? Entre em contato que ajudaremos você.

Você pode saber muito mais do que estas dicas de uso do colete no verão, visitando este link em nosso site.

Estamos sempre atentos para oferecer as melhores informações e tratamento para escoliose.

Se cuide!

Esperamos que você aproveite bem o seu verão e que suas férias sejam especiais e divertidas!

 

Dra. Patricia Italo Mentges

Fisioterapeuta

Publicado em:Coletes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique e poderemos responder às suas questões no  horário comercial atravez de nosso chat via WhatsApp ou  envie um email a atendimento@projetoescoliose.org

× Como posso te ajudar?